5 lições para aprender com Grupo Boticário

O Grupo Boticário completou 6 anos em março e atualmente já detém 4 marcas: O Boticário, Eudora, quem disse, Berenice? e The Beauty Box. Suas estratégias de gestão são inspiradoras e alcançam bons resultados, em 2014 o grupo obteve um faturamento de R$ 9,3 bilhões.

O grupo emprega aproximadamente 7.000 pessoas, está presente em 1.752 cidades com mais de 3.900 lojas, além de 93 unidades internacionais. Ou seja, está com tudo encima! E nada melhor do que aprender com quem está dando certo no mercado, por isso separemos 5 lições para aprender com o Grupo Boticário.

1460490133795

1- Se permita inovar ao escolher um nome! 

Nas aulas de marketing e empreendedorismo, muitas vezes escutamos que o nome deve ser uma só palavra, fácil de pronunciar e de recordar, além de estar de acordo com os objetivos da marca. Todas essas dicas são válidas, mas com o Grupo Boticário vimos que não são regras. Uma das marcas do grupo tem o nome em forma de uma frase e essa estratégia deu super certo! Todos lembramos de “quem disse, Berenice?” e o nome transparece os objetivos da marca, além de ser complementar as estratégias de marketing. Nessa propaganda é apresentada “a marca de maquiagem que acredita na liberdade”, e questionada “quem disse, Berenice?” às limitações sociais ligadas as mulheres:

2- Aposte na diversidade!

No Código de Conduto do Grupo Boticário é apresentado que sua gestão é orientada pelo respeito aos diretos humanos e ao meio ambiente e é enfatizado que existe um compromisso empresarial para a valorização da diversidade no local de trabalho. Ou seja, diferentemente da maioria das empresas brasileiras, nesse grupo, a diversidade é presente no espaço de trabalho, um lugar que mulheres e homossexuais têm vez!

Diversidade no ambiente de trabalho gera inovação!

Além do local de trabalho, o Grupo Boticário também investe na diversidade do seu público, apostando em uma sub-segmentação para alcançar as diferentes necessidades de seus consumidores. Cada uma das quatro marcas do grupo está focado em um público diferente, com rendas distintas. Essa é uma boa estratégia para a empresa se manter com bons resultados em épocas de situações econômicas mais delicadas.

the beauty box

3- Deixe seus valores transparecerem para seus clientes!

Como já apresentado no tópico anterior, a diversidade é um dos pilares do grupo, que o transparece sempre através de suas propagandas e produtos. Escrevi um post sobre diversidade nos  tons de maquiagens (AQUI), que apresenta o pioneirismo nacional do Boticário em criar uma linha de bases que se adapta a diferente tonalidades de pele.

Com a propaganda abaixo, a marca O Boticário recebeu o selo “Amigo da Diversidade”, concedida pela OAB de Jabaquara.

4- Sustentabilidade!

A sustentabilidade também está inserida no modelo de gestão do Grupo Boticário. Nas lojas do grupo, por exemplo, têm pontos de coleta de reciclagem, as madeiras do mobiliário são provenientes de reflorestamento, a iluminação tem baixo consumo de energia e os pisos contém material reciclado em sua composição.

Além das estratégias adotadas nas lojas, existe a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que realiza ações de conservação da natureza em todo Brasil.

grupo-boticario-prioriza-sustentabilidade-nos-processos-e-divulga-resultados_1

5- Ter foco em momentos de crise!

Para os momentos nos quais a economia no Brasil não anda muito bem, o Grupo Boticário escolheu manter o foco em seus pontos prioritários e diminuir a complexidade dentro das operações.

Nos últimos 3 anos o grupo investiu aproximadamente 1 bilhão de reais em infra estrutura, segundo seu presidente  Artur Grynbaum, “Em momentos de crescimento, temos várias ideias e trazemos coisas novas, às vezes complexas de operar”. Mas agora, o  momento é outro, este ano, o Grupo Boticário está focando em atendimento e apresentação dos produtos na loja.

eudora

Anúncios

Um comentário sobre “5 lições para aprender com Grupo Boticário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s