A importância da música e do aroma em uma loja

Fazer com que o cliente tenha uma experiência de compra prazerosa e inesquecível, é uma meta para muitos logistas. Para conseguirmos alcançá-la não podemos deixar de lado dois bons aliados, a música e o aroma.

cincosentidos

A experiência de compra pode ser influenciada por todos os nosso sentidos: visão, paladar, tato ,audição e olfato. Normalmente as estratégias ligadas à visão são as mais lembradas (decoração, iluminação e uso das cores), as ligadas ao paladar são as mais difíceis de aplicar em uma marca de moda (mas não impossível, tem que usar a criatividade) e as ligadas ao tato são inevitáveis (uma vez que o cliente sempre toca nas roupas expostas).

O uso da música em ambientação de lojas é umas das formas mais eficientes de se trabalhar com a audição na experiência de compra. A música altera o comportamento dos consumidores e pode criar diferentes estados de ânimo.

violino
Música Clássica: sofisticação e maior atenção no produto
  • Música lenta: aumenta o tempo de permanência do consumidor no local;
  • Música rápida: acelera o trânsito de pessoas no local;
  • Músicas populares: tira a atenção dos produtos no momento de compra (quando a pessoa pensa na música ou canta, deixa de prestar atenção aos produtos);
  • Música clássica: passa uma ideia de sofisticação e, por não ter pessoas contando, deixa com que o cliente preste mais atenção no produto.

É importante estudar com bastante cuidado a música que vai colocar em sua loja, quando a música não está bem pensada, pode ser um aspecto prejudicial na experiência de compra. SEMPRE a música deve estar relacionada com os objetivos e a identidade da marca, não é toda loja que combina com música clássica, assim como tem lojas que querem ou não que seu cliente permaneça muito tempo ali dentro. Uma coisa vale ressaltar, não pega bem usar rádio, além de você não poder escolher as músicas que vão ser tocadas, ainda sempre vai ser interrompida por propagandas.

rádio-antigo
Evite usar rádio, você não controla as músicas que tocam e ainda tem propagadas.

O olfato é nosso sentido mais complexo e é o que tem maior capacidade de ser memorizado, somos capazes de reconhecer e recordar de aproximadamente 10 mil substâncias odoríferas. Os cheiros nos fazem recordar de pessoas ou objetos por muitos anos e pode ser um importante aliado para sua identidade de marca. Aromas também podem ser associados com diferentes etilos de vida, idades, sexo e personalidades. É possível potencializar as possibilidades de compras com um aroma.

Bergamota-Aromas

  • Aromas de menta e manjericão: Ajudam na concentração, pode ser um bom aliado da música clássica em uma loja que se espera que as pessoas se concentrem para comprar;
  • Aromas madeirados: Passam uma ideia de sofisticação, podendo ser fortemente associado à identidade de uma marca;
  • Aromas florais: Deixa a pessoa se sentindo mais positiva, ajuda a tirar os medos;
  • Aroma de tutti-fruti: Transmite alegria;
  • Aroma de jasmim:  Gera ideias positivas e autoconfiança;
  • Aroma de café: Dá vontade de comer coisas que culturalmente relacionamos com café, como pão francês, pão de queijo e broa de fubá ❤
Anúncios

2 comentários sobre “A importância da música e do aroma em uma loja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s