Fachada Chanel em branco e preto

A grande lição empresarial de Chanel

Chanel é a maior referência no mundo da moda para a maioria das pessoas. A marca dita tendências e tem o estilista mais requisitado da atualidade,  Karl Lagerfeld. Para completar, Chanel é um exemplo de organização em níveis de gestão.

É sempre possível aprender com os que fazem sucesso no mercado, pensando nisso, já escrevi 5 lições para aprender com o Grupo Boticário e apresentarei agora a grande lição empresarial de Chanel.

Existem pontos positivos e negativos quando se escolhe fazer um negócio focado em um produto específico e um negócio que tenha uma cartela de produtos diversificada. Quando se trabalha oferecendo um produto ou serviço específico, a empresa cria um maior poder de barganha com seus fornecedores, uma vez que seus pedidos vão ser efetuados em maior quantidade. Mas, trabalhar com uma cartela mais diversificada de produtos e serviços faz com que, por mais que um dos seus produtos não estejam vendendo, sua empresa pode continuar estável graças aos outros produtos que você comercializa. Veja no quadro abaixo os pontos prós e contras em trabalhar com um só produto ou com vários:

Quadro com vantagens e desvantagens de se trabalhar com um ou vários produtos
Vantagens e desvantagens da diversificação de produtos (Imagem: Negócios da Moda)

Em que produzir um ou vários produtos está relacionado com a estratégia de gestão da Chanel? EM TUDO!

A Chanel conhece muito bem seu micro e macro entorno, da moda e do luxo, e todo esse conhecimento fez com que a empresa soubesse diversificar muito bem sua cartela de produtos. A alta costura gera o “desejo por Chanel” e, por mais que uma pessoa não passa comprar uma roupa da alta costura, é bem provável que ela possa comprar um esmalte Chanel por 160 reais. Roupas da alta costura, roupas do prêt-à-porter, perfumes, maquiagens, acessórios… a Chanel possui muitos produtos e consegue atender um grande número de clientes com diferentes níveis de poder de aquisitivo.

Mas a marca não se limitou só em aproveitar as vantagens em ter vários produtos, Chanel encontrou também uma forma de aproveitar as vantagens em ter apenas um produto. Como seria possível já que todos sabem que a Chanel tem vários produtos? Adquirindo outras marcas que um dia já foram seus fornecedores.

Na década de 80, Chanel adquiriu a Desrues, maison francesa especializada em botões. Georges Desrues fundou sua marca em 1929 e durante sua trajetória já trabalhou pra estilistas como, Jeanne Lanvin, Cristian Dior e Yves Saint-Laurent, em 1965 criou os primeiros botões para Coco Chanel.

Botões Desrues
Botões Desrues

Em 1996 a Chanel adquiriu a Lemarié, marca especializada em criar apliques com plumas e penas. A Maison Lemarié foi criada em 1880 por Palmyre Coyette e por um grande período da sua tragetória, manteve relações com renomadas marcas da moda como, Cristina Dior, Cristóbal Balenciaga e Nina Ricci.

Plumas Lemarié com símbolo da Chanel
Plumas Lemarié

Já em 2002, Chanel adquiriu a Maison Lesage, especialista em bordados com pedrarias e lantejoulas. Desde sua abertura, em 1858, Lesage já trabalhava com os grandes nomes da moda, Charles Frederick-Worth e Madame Vionnet, por exemplo, eram seus clientes. Atualmente, a Maison usa mais de 30kg de pérolas e mais de 100 milhões de lantejoulas por ano. Além de bordar para Chanel, também trabalha hoje me dia com outras marcas como Louis Vuitton, Dior e Jason Wu.

Bordados em pedrarias da Maison Lesage
Bordados Lesage

O que temos que aprender com a Chanel é a aproveitar as possibilidades e as vantagens em ter uma produção diversificada ou não. Para alcançar bons resultados, é primordial conhecer bem todo o mercado que atua e suas possibilidades de expansão.

Anúncios

Um comentário sobre “A grande lição empresarial de Chanel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s