Burberry e Emma Watson

Os 6 pilares do marketing digital da Burberry

Burberry é umas das marcas mais famosas no mundo da moda, sinônimo de sofisticação e pioneirismo. Quando o assunto é marketing digital e redes sociais, a marca britânica é uma referência de êxito. Nesse post apresentarei para vocês o que faz da Burberry uma pioneira e especialista no marketing digital.

A Burberry tem mais de 17 milhões de curtidas em sua página no Facebook (numero maior do que Chanel e Dior), 7 milhões de seguidores no Instagram e no Twitter, 5 milhões no Google+ e mais de 200 mil inscritos no YouTube. Para alcançar esses números, a marca adotou uma consistente estratégia de marketing digital basada em 6 pilares: 

1- Atualização de conteúdo

Burberry atualiza diariamente suas redes sociais com conteúdo de qualidade. As fotos e videos são sempre impecáveis e eles não repetem fotos passando aquela ideia de “essa marca já postou essa foto mil vezes” (isso é péssimo!). Para completar, eles entenderam bem a dinâmica de cada uma  das redes sociais, não adotando o mesmo ritmo de postagem no Facebook e no Instagram, por exemplo. É comum que algumas marcas compartilhem no Facebook todas as fotos postadas no Instagram, mas a dinâmica dessas redes são diferentes, o Instagram permite muito mais postagens por dia sem “cansar” o seguidor.

Poolside – the new summer capsule collection from #Burberry

A post shared by Burberry (@burberry) on

2- Interação online

A empresa busca sempre inovar e utilizar tecnologia de ponta para a fidelização dos seus clientes. Quando alcançou seu primeiro milhão de seguidores no Twitter, a Burberry enviou presentes personalizados à alguns deles ❤

A  marca também já transformou a sua loja conceito em uma loja virtual, transportando todos os clientes para seu universo online, mesmo os que não são adeptos à internet. Nessa experiência, os clientes podiam usar aplicativos para pagar sua compra e tablets para conhecer os produtos e interagir com a marca.

3- Livestreming

Desde 2010 a Burberry usa o livestreming para mostrar seus desfiles ao vivo em todo o mundo, assim os seguidores da marca podem ter a experiência de acompanhar o desfile em tempo real, além de acompanhar os tweets dos convidados VIPs da marca. Essa é uma das estratégias mais fortes adotados pela Burberry e que influenciou a moda a passar por uma REVOLUÇÃO (você pode ler mais sobre isso AQUI).

4- Life style

Burberry usa das redes sociais para transportar seus usuários ao life style Burberry. A marca reforça a identidade e o estilo de vida britânico em sua conta no Pinterest com o painel Burberry Wather (London by Burberry) e com o projeto Burberry Acoustic que apreseta novos talentos da música britânica.

A marca também comunica os valores da empresa, sua importância histórica e enfatiza o trabalho manual que existe na produção de seus produtos. Tal estratégia agrega valor à marca, fazendo com que o cliente não enxergue o produto como caro e sim como um produto bem feito e exclusivo, veja no vídeo abaixo:

5- Atenção ao Cliente

O serviço de atenção ao cliente da Burberry é excepcional! O cliente pode optar por ser atendido via chat online ou pode disponibilizar um telefone para que a marca entre em contato com ele de forma gratuita, além de apresentar todo o processo de devoluções e cancelamento de forma clara e simplificada.

6- Exclusividade

A Burberry é uma marca pioneira no uso das redes sociais e, além das plataformas já conhecidas, a marca usa uma rede social exclusiva que pode ser acessada através do seu site. Art of Trench é uma rede social em homenagem a trench coat (famoso casaco da marca), na qual as pessoas que o utilizam podem compartilhar suas próprias fotos usando a peça da Burberry. O conceito de unir exclusividade com rede social foi muito bem aplicado, uma vez que se trata de uma marca de luxo.

Fotos de pessoas usando casacos Burberry na rede social da marca Art of Trench
Rede social da Burberry – Art of Trench

Esse post faz parte da categoria Empreenda, na qual busco apresentar as dicas para que os empreendedores possam aplicar em próprio negócio. Já escrevi, por exemplo, A grande lição empresarial da Chanel e E-commerce de Moda. Espero que tenha gostado do conteúdo, depois me conta o que achou (dicas, críticas, elogios e testemunhos são todos bem vindos) 😉

Anúncios

2 comentários sobre “Os 6 pilares do marketing digital da Burberry

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s