Bussola apontado para as tendências

5 megatendências na moda

As megatendências são forças culturais duradouras  que mostram caminhos de preferências que os consumidores seguirão e que podem se prologar por muitos anos, entre uma ou duas décadas (as vezes, até mais!). Para encontrar essas megatendências, um grande grupo de especialistas trabalha em conjunto, dentre eles é possível encontrar: sociólogos, antropólogos, economistas, filósofos, etc.

Todas as macro e micro tendências vêm das megatendências, por isso mesmo,  é de extrema importância conhecê-las e interpretá-las. Agora, apresento para vocês, 5 macrotendências na moda:

1- Relativização dos opostos

Essa megatendência representa a hibridez, os que um dia foram “opostos”, hoje já podem se relativizar, quebrando fronteiras que eram socialmente estabelecidas. Na moda, vemos isso acontecendo com o feminino/masculino, há algumas temporadas, as mulheres invadiram o guarda roupa masculino e usaram as calças “boyfriend”, hoje muitas das principais marcas de moda estão fazendo roupas “sem gênero”, tudo isso está nessa megatendência. A relativização dos “opostos” não para na moda sem gênero, futuramente veremos novas ações na moda seguindo essa proposta.

Jaden Smith usando saia na campanha da Louis Vuitton
Jaden Smith usando saia na campanha da Louis Vuitton

2- Equilíbrio pessoal

As pessoas já não querem mais viver para trabalhar ou trabalhar no que não gostam, agora mais do que nunca todos buscam ser felizes e fazer o que dá prazer. Trabalhar no que se gosta, menos horas por dia e, de preferência, perto de casa. As pessoas estão buscando felicidades cotidianas. Na moda, vale apostar em tudo aquilo que gera uma “experiência”, faça seu cliente se sentir especial, dê a ele pequenos prazeres cotidianos ❤

3- Redefinição

Essa megatendência representa uma procura de uma autodefinição, aceitando suas diferenças e as usando ao seu favor. A maioria das mulheres que um dia já alisou o cabelo, agora buscam estar de uma forma natual, assumindo os cabelos cacheados ou crespos, por exemplo. Os consumidores querem se sentir lindos como são e não querem ninguém dizendo o que é “certo” ou “errado” na moda. Veja essa propaganda da quem disse, berenice? que apresenta de forma clara essa megatendência:

 

4- Conectividade

Estamos passando por um momento que a conexão, além de pessoal, é digital. É de extrema importância saber lidar bem com o “ao vivo” e com o “online”. Na moda, o marketing digital e e-commerce podem ser seus aliados para o sucesso.

5- Conscientização da responsabilidade

As pessoas já entenderam que a “culpa” dos problemas da terra não vem de um único agente, todos somos responsáveis, todos devemos fazer algo pelo nosso planeta. É nessa megatendência que a moda sustentável e ética ganha força.

Jaqueta BioCouture de tecido de chá verde
Jaqueta de tecido de chá verde feita por Suzanne Lee

Saiba mais sobre tendências AQUI ❤ ❤ ❤

 

Anúncios

3 comentários sobre “5 megatendências na moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s