Maquina de costura

Empreendedorismo social na moda

Há quem diga que a moda é apenas algo fútil, mas que grande falácia! A moda poder ser pensada para ajudar o outro, existe o empreendedorismo social na moda que enche nosso coração de alegria ao expressar o amor ao próximo. Para inspirar nossa caminhada como empreendedores na moda, separei 3 projetos para mostrar à vocês:

1- O sapato que cresce:

O projeto The Shoe That Grows (o sapato que cresce) foi criado por Kenton Lee, que viveu no Kenia (África) e percebeu que muitas crianças lá não tinham sapatos ou usavam calçados com tamanhos inadequados. Pensando nessas crianças que vivem em extrema pobreza, Kanton lançou um sapato que com tamanho ajustável, que duram 5 anos e crescem até 5 diferentes números ( 26 ao 32 ou  31 ao 37). Com vários fechos na parte da frente, trás e lados, os sapatos “crescem” e “diminuem” sempre que o usuário desejar.

Montagem mostrando o sapato que cresce criado por Kenton Lee
The shoe that grows (o sapato que cresce) e Kenton Lee

2- “Loja” de roupa para moradores de rua

Jaqueline Soares Lopes se propôs a utilizar a moda como instrumento de transformação social e fez do seu TCC da graduação de design de moda, uma loja para moradores de rua. Na loja, os moradores de rua recebiam notas de dinheiro fictícias para poder viver a experiência de compra.

Jaqueline também morou na rua durante seu primeiro ano de vida, mas foi adotada por Marlene Torres Soares, a mesma mulher que já tinha adotado sua irmã.

Jaqueline Soares Lopes em loja para moradores de rua, seu projeto de tcc
Jaqueline Soares Lopes em seu projeto de TCC

3- Jojo Projetc

Jojo Project era um projeto encantador, no qual para cada tênis que você comprava, uma ação social era financiada com sua compra. Era possível escolher entre plantar uma árvore ou doar água à diferentes países africanos. Essa ideia é super legal, mas infelizmente o projeto já não exite mais. Deixo o vídeo (em inglês) na esperança que sirva de inspiração à mais empreendedores ❤

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s