Como prever uma tendência de moda

Enquanto vivia em Buenos Aires, fiz um curso para ser coolhunter na Modern American School of Design. Uma vez que não existe uma fórmula matemática para prever uma tendência, adaptei uma técnica abordada na escola para previsão das tendências e agora apresento os passos dessa minha adaptação para vocês:

1- Macro tendência

Nosso primeiro passo é identificar uma macro tendência existente. As macro tendências são tendências globais que duram vários anos e seus conceitos são mais amplos, ou seja, não é nada muito específico. É da macro tendência que vem a micro tendência.

Para podermos identificar uma macro tendência é de extrema importância estarmos informado sobre o que acontece no mundo, não só na moda, realmente em tudo que você puder. Se informar sobre economia, política e arte, por exemplo, é essencial.

Ex.: Uma macro tendência é fazer uma releitura dos anos 90.

2- Micro tendência

Depois que identificamos uma tendência global, o próximo passo é identificar as que são locais, chamadas de micro tendência. A micro tendência é válida em um espaço delimitado, ou seja, o que é uma micro tenência aqui, não necessariamente será uma micro tendência na China, além de durar menos tempo. Na moda é muito comum que as micro tendências durem uma ou duas temporadas, por exemplo.

Atualmente, com a ajuda da internet, até as micro tendências já se tornaram mais “globalizadas”, mas mesmo assim é de extrema importância se informar a nível local. Pesquise sobre moda (claro!), política,cinema, música, etc.

Ex: Uma micro tendência é o uso colares tipo choker.

Garota dos anos 90 usando colar choker
Colar choker

3- Consumidor

Eu já escrevi um post, que pode ser lido AQUI, explicando os tipos de consumidores na moda. Nessa etapa, além de identificar o tipo de consumidor de moda, também pesquisamos sua renda, gostos pessoais (música, filmes, livros…), idade e local onde vive.

4- Prática

Esse é o ultimo passo da nossa análise e é bem trabalhoso (mas super divertido!). Agora que já sabemos a macro e micro tendência, além do perfil do consumidor, devemos encontrar a nossa micro tendência nas passarelas das grandes semanas de moda. Uma tendência que aparece na passarela de alguma forma, será mais vendável, assim você corre menos risco de perder dinheiro em algo que as pessoas não vão querer comprar.

Modelo no desfile do Alexander Wang - Outono/Inverno 2016
Releitura do colar choker: Alexander Wang – Outono/Inverno 2016

Eu olho todas as fotos dos desfiles das semanas de moda de Paris, Londres, NY, Milão e SP. Além das semanas de moda, também gosto de procurar referências na rua e na internet. Nesse momento é importante ficar de olho em: 

  • Material (couro, plástico, tecido…)
  • Cores
  • Tipologia (quais roupas se destacam, qual a largura delas, qual parte do corpo estão deixando mais a mostra…)
  • Novos corpos (qual é a silhueta)
  • Sistemas vestimentários (como a roupa ou acessório está sendo combinado)
  • Calçados
  • Acessórios
  • Maquiagem
Anúncios

7 comentários sobre “Como prever uma tendência de moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s