Desfile Chanel em forma de protesto

12 passos para criar uma coleção rentável e de sucesso

Construir uma coleção de moda que seja sentável e de sucesso não é fácil, não são todos os estilistas e marcas que conseguem alcançar bons resultados com as coleções para se manterem no mercado. Por isso mesmo, preparei hoje um passo a passo para vocês, seguindo essas 12 etapas para criar uma coleção de moda, você terá mais credibilidade e coerência no mercado.

1- Análise de tendências

Esse primeiro passo é extremante importante! Saber analisar corretamente uma tendência de moda quer dizer que você vai conseguir fazer uma produção rentável, com produtos que serão os grandes desejos dos seus consumidores. Ensinei como analisar e prever uma tendência de moda AQUI.

2- Definição da cartela de cores

Nesse momento devemos definir a cartela principal de cores da coleção. Essa cartela deve levar em consideração as tendências da moda. Vale ressaltar que no decorrer da criação, essa cartela principal irá se estender para suprir os detalhes da coleção, mas as cores que irão aparecer sempre devem estar relacionadas com a cartela principal.

3- Plano da coleção

Para preparar o plano da coleção, devemos levar em consideração os aspéctos ligados ao design e os aspectos comerciais da marca. Juntaremos o estilista e o gestor para definir quantidades e categorias de produtos que serão necessárias para que a coleção seja rentável. Nessa etapa iremos definir: quantidade de peças, quantidade de material para produzir essas peças, proporção entre os produtos (quantas blusas para cada calça, por exemplo).

4- Estrutura da coleção

A coleção deve ser dividida em séries (ou famílias) em função de cor ou material usada nas peças. Por exemplo, pode se criar uma família que seja predominantemente azul ou que tenha suas peças em seda. As peças de uma mesma família combinam entre si.

5- Linhas da coleção

Dentro de uma mesma coleção é possível ter diferentes linhas, por exemplo: jeans, sportwear e básicos. Nessa etapa devemos definir quais são as linhas atendidas por essa coleção.

6- Detalhamento e planificação comercial

Essa é a epata para organizar visualmente a coleção! Nesse momento devemos detalhar quais os materiais e tipologias vamos usar em cada família. A planificação comercial é extremante importante nesse momento, devemos analisar as vendas das coleções passadas para ver quais foram as peças que venderam mais ou menos e assim avaliar o que vai ser mais rentável para a próxima coleção, também devemos levar em consideração a situação econômica local. Por exemplo, se você tem uma marca em uma cidade que a taxa de desemprego está crescendo, vale mais investir em peças com menor custo.

7- Compra de materiais

Devemos organizar e planejar as compras de acordo com as datas de entrega em 30, 60 e 90 dias.

8- Desenvolvimento da coleção

Desenvolver os desenhos, moldes, peças piloto, decidir tamanhos (é sempre bom sua marca seguir um padrão de numeração nos moldes para não confundir seu cliente), fazer as fichas técnicas e coordenar o processo de produção de acordo com as datas de entregas dos materiais (passo 7).

9- Vendas maioristas

Caso venda para maioristas, nessa etapa você deve mostrar suas peças pilotos por foto (lookbook) ou levar as peças até seus compradores para que eles conheçam de perto a mercadoria e a qualidade do material. É depois de receber os pedidos feitos pelos os compradores maioristas que você poderá planificar sua produção de forma mais efetiva.

10- Planejamento industrial

Considerando as datas de entrega de tecidos (e demais materiais) e os pedidos feitos pelos compradores maioristas, você deve fazer um planejamento industrial, seguindo um cronograma coerente com as datas de entrega. Nesse momento também deve estudar bem o corte dos tecidos para ter o mínimo de desperdício (o desperdício  é ruim para o meio ambiente e ainda faz aumentar seu custo, estamos fugindo disso!!!).

11- Controle de qualidade

Etapa importante! Nunca se esqueça de fazer seus produtos passarem por um controle, uma produção sem um mínimo padrão de qualidade faz com que você perca clientes e credibilidade no mercado.

12- Embalagem e distribuição

A embalagem é muito importante!!! A experiência de compra não termina na hora que se paga o produto! As embalagens podem fazer parte do encantamento da marca e é uma parte da experiência de compra que chega até a casa do cliente. A distribuição também deve ser bem planejada para não elevar o custo de forma demasiada e conseguir cumprir os prazos determinados com os clientes.

Anúncios

3 comentários sobre “12 passos para criar uma coleção rentável e de sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s